Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de março de 2013

PLANOS DE AULA PARA O 5º Ano DO ENSINO FUNDAMENTAL


P P P.
Escola :
Data:               5º ano
Local:
Professora: 
Oração/chamada


Disciplina: Matemática
Eixo: Grandeza e medidas
Números e operações Álgebras e funções.
Tratamento da informação.
Capacidades: Utilizar estratégias e técnicas convencionais para resolver situação problema envolvendo adição, subtração, multiplicação, divisão.
Relacionar a historia da matemática na construção do conceito de números e sua importância no contexto social.
Coletar, organizar e registrar dados e informações.
Ler e interpretar informações e dados apresentados de maneira organizada por meio de listas, tabelas, mapas e gráficos, em situações problemas.
Resolver problemas significativos utilizando unidades de medidas padronizadas como km/m/cm/mm/kg/g/MG/l/ml.
Conteúdo: Gráfico, tabela, problema envolvendo, subtração, adição, divisão e multiplicação. Tabuada. 
Atividades: Observe, leia, descreva,calcule representar,pinte,organize coletar, completar, tabuada.
Desenvolvimento: Trabalhar  as orientações das atividades,segundo a carga horária semanal,mediando os alunos e avaliando-os ao executar cada atividade.
18/02/2013
Colar atividade (romanos)
1) Toninho e Joana inventaram um jogo. Ela disse:
“2 centenas e 6”.
Ele respondeu “260”.
Escreva em seu caderno os números que Toninho vai falar quando Joana disser:
a) 21 dezenas = 210
b) 4 centenas e 8 unidades = 408
c) 120 centenas e 2 dezenas. 12.020
d) 51unidades de milhar e 5 centenas = 51.500
e)  27 centenas e 4 dezenas.2.740
f)  6 unidades de milhar e 8 dezenas= 6.080
2) Copie e complete as expressões. Depois escreva com palavras os números formados.
a) 3.000 +400+ 70+6= 3.476
b) 10.000+ 9000+600+6=19600
c)20.000+400+90+ 4=20.494
d) 100.000+4000+300+4= 104.304
f)7.000+100+4= 7.104

3) Copie e complete as palavras  abaixo represente os números:
a) Cinco mil e vinte
b) Mil e setenta e seis
c) seis mil e setenta
d) setenta mil e seis
e) Trezentos mil e dois
f) dois mil e vinte

19/02/2013
Completar a tabuada
Folha mimeografada
Giz  e quadro quando necessário

20/02/2013
 Problematizando (colar atividade
19/02/2013
Disciplina: Ciências- Educação Religiosa
Eixo: Vida e Ambiente
Capacidade: Reconhecer a importância da água na natureza como bem finito
 (preservação).
Conteúdo: Conservação da água
Texto, interpretação
Atividade: copie, leia,escreva debate,responda.
Desenvolvimento:conversa informal sobre o assunto.
Debate.
Passar o texto no quadro para os alunos.
O professor deverá ler e explicar para sobre os cuidados que devemos ter com a mesma para não faltar.

Disciplina:História /Geografia
Eixo:Ocupação do território brasileiro.
Capacidade:Compreender a contribuição de diferentes povos para a formação do povo brasileiro.
Perceber e valorizar a diversidade étnica e cultural do povo brasileiro.
Conteúdo :Texto         ( informativo )
Texto e interpretação
Atividades:Escreva,leitura,interpretação, responder,complete, marque.
Desenvolvimento:Atividades relacionadas a formação do povo brasileiro .
Debate

                    21-02-2013

Disciplina:Literatura/Educação Fisica/História
Eixo:Temporalidade histórica.
Capacidade:Desenvolver a letra e aperfeiçoar a melodia do hino nacional brasileiro.
Conteúdo: Hino Nacional
Desenvolvimento:Cantar o hino nacional juntamente com os alunos.
19-02-2013
Cantar o hino nacional com os alunos
Disciplina:Artes
Eixo: Artes visuais
Capacidade: Selecionar e utilizar diversos suportes materiais e técnicas artísticas.
Despertar o interesse pela arte e despertar a sensibilidade artística
Conteúdo: Desenho mimeografado ( colar menino e menina)
Atividades:
Desenvolvimento: Atividade mimeografada ( desenho livre).
Desenvolver a capacidade de concentração e criatividade
Disciplina: Língua Portuguesa
Eixos: Compreensão e valorização da cultura escrita.
Conhecimento ortográfico e linguístico
Produção escrita
Leitura
Desenvolvimento da oralidade
Capacidades: Escrever segundo o principio alfabético e as regras ortográficas.
Conhecer os usos e funções sociais da escrita.
Participar das atividades cotidianas em sala de aula escutando com atenção e compreensão
Planeja a fala em situações de linguagens formais ,isto ´e ,a modalidade culta padrão
Desenvolver atitudes e disposições favoráveis a leitura
Compreender globalmente os textos lidos identificando o tema central,sendo capaz de localizar informações explicitas e de inferir informações implícitas interelacionando essas informações no processo de compreensão;
Conhecer os usos das letras maisculas e minúsculas,observando a caligrafia e alegibilidade
Realizar com pertinência, tarefas cujos desenvolvimento dependa da escuta atenta e compreensão.
Ler oralmente com fluência e expressividade
Ler obras literárias adequadas a faixa etária com gosto e compreensão.
Desenvolvimento:Trabalhar de segundo as orientações das atividades,seguindo a carga horária semanal,mediando os alunos e avaliando ao executar cada atividade.
Conteúdo: Projeto dicionário
                   A
Textos, interpretação,reconto,alfabeto, ditado,ortografia ( r,rr,m,n,s,ss).
Atividades: Leia, escreva, complete, copie, recorte cole.
Folha mimeografada
Quadro, giz,
Oralmente ( A aposta) exercício
1-Complete com r ou rr:
a)        Se___ote  
b)         b) ba____iga  
c)         c)pi___ata     
d)         d)to___ada          
e)         e) ma___eco
f)          f)fe__ugem
g)        Fe___ida

1)Trabalhar letra A
2)Continue:
A A A.....
A A A....
a a a.....
a a a....

3)Ditado:
Ana- avião abacate Adão amarelo. azul. ação  alimento abelha . acerola animal assunto.alguns álbum ,atitude , apenas, atividade  aprendizagem.
4) Desenhe algo que comece com a letra a e escreva o nome ao lado.

O A esta na abelha
Na Aliene e no Adão
No abacate e na acerola
No amigo e no avião

5)Recorte e cole palavras que começam com a letra A.




Trabalhando a letra A
Escreva o nome de:
Cidade ou estado__________________
Uma pessoa______________________
Um alimento_____________________
Um brinquedo___________________
Uma ação ______________________
Uma fruta______________________
Um animal______________________
Um valor_______________________

Trabalhando a letra A
Escreva o nome de:
Cidade ou estado_________________
Uma pessoa______________________
Um alimento______________________
Um brinquedo_____________________
Uma ação ________________________
Uma fruta________________________
Um animal________________________
Um valor__________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre o artigo ou vídeo, conte me se este conteúdo te auxiliou de alguma forma ...Sugira outros temas .Um afetuoso abraço...