2.
ANÁLISE DA REALIDADE GERAL DA ESCOLA
2.1
Características da Escola
2.2 Estrutura Física
A Instituição física conta com 03(Três)
Pavilhões que se subdivide em (02) dois para salas de aulas e um para
biblioteca, diretoria, sala dos professores e secretaria além de sala de
informática em ótimo estado de conservação, toda murada, com um portão pequeno
em uso e um portão grande para entrada de veículos, que quase não é utilizado.
Possui 01(um) refeitório com 06(seis) mesas grandes com 06(seis) bancos
correspondentes, 01(um) pátio adequado para lazer dos alunos, e uma área grande
ainda não construída de chão de terra, possui 01(uma) quadra poliesportiva
coberta, para prática de esporte na aula de Educação Física, e também para
eventos e projetos desenvolvidos pela escola, estando em ótimo estado de
conservação.
Conta com 01 (uma) cantina bem
equipada e organizada para a preparação da merenda escolar. E também com um
depósito para armazenamento de alimentos dentre outros utensílios como
Liquidificador industrial panela de pressão industrial e um filtro de barro.
Possui
14(quatorze) salas de aulas, tendo estas, iluminação adequada, 01(uma) sala de
vídeo, também 01(uma) sala de computação com 11(onze) computadores. Observei que uma das salas de aula está sendo
utilizada como depósito tanto para materiais a serem utilizados, como para
material que não tem mais serventia. A escola possui ventiladores de teto sendo
mais ou menos 02(dois para cada sala de aula e demais compartimentos fechados,
mas ainda não saiu à verba para instalação e o mesmo ocorre com os computadores
já estão na escola, mas ainda não foram instalados. Conta com um sala de
recurso que vem sendo utilizada com
repartimento de armários , ficando uma parte para educação inclusiva e a outra
para alfabetização.
A frente da escola ainda não foi
coberta, pois está a cargo da prefeitura que sempre arruma um meio de demorar
com algo tão simples, pois ela apenas vai fazer uma cobertura de no máximo dez
(10)metros de largura, pois as crianças que estudam a tarde chegam nos
transporte escolar mais ou menos uma hora antes e o sol aqui em Jenipapo não
costuma dá trégua .
No pavilhão administrativo
possui 01(uma) sala de espera com 04(quatro) cadeiras e 01(uma) longarina com
05(cinco) assentos, 01 (uma) sala para professores, tendo nesta, 02(dois)
escaninhos, 02(duas) mesas e 17(dezessete) cadeiras. 01(uma) sala para diretor
e vice, 01(uma) sala para supervisores e 01(uma) secretaria.
A escola possui no total
13(treze) banheiros, sendo estes distribuídos de acordo com a necessidade de
cada repartição da escola, portanto para uso dos alunos, são 03(três)
femininos, 03(três) masculinos, sendo todos adaptados para cadeirantes. No
pavilhão administrativo, para uso dos funcionários, possui 03(três) banheiros,
sendo 01(um) masculino e 01(um) feminino, e 01(um) adaptado para cadeirantes.
Na quadra, tem 02(dois), sendo 01(um) feminino e 01(um) masculino. Na cantina
também possui 02(dois) banheiros para uso dos funcionários, estando todos em
ótimo estado de conservação. E também são usados para os alunos quando se
trabalha com o tempo integral, pois são nestes dois banheiros que as crianças
tomam banho
Observei que a escola é toda
adaptada para circulação de portadores de necessidades educativas especiais,
cadeirantes. E o pavilhão administrativo é ornamentado com cartazes e frases de
incentivo à auto - estima.
2.3 Recursos Humanos
A Instituição funciona em dois turnos,
matutino e vespertino, com atendimento aproximadamente de 482 (quatrocentos e
oitenta e duas) crianças/adolescentes, divididas em 19(dezenove) turmas ao
todo. O corpo docente é composto por 32(trinta e dois) profissionais, sendo
02(dois) com habilitação em História, 01(um) em Geografia, 03(três) em Letras,
10(dez) em Normal Superior, 06(seis) em Pedagogia, 02(dois) em Matemática,
02(dois) em Educação Física, e 15(quinze) destes possui o Magistério, ainda
02(dois) Especialistas, 01(um) professor de Educação Religiosa, 02(dois)
eventuais, um em cada turno, 02(dois) bibliotecários, 08(oito) Auxiliares de
Serviços da Educação Básica, sendo 04(quatro) atuantes no período matutino e
04(quatro) no período vespertino, sendo 01 (um) cedido pela Prefeitura
Municipal de Jenipapo de Minas, 01(um) diretor, 01 (um) vice-diretor,
04(quatro) ATB (Auxiliar Técnico de Educação Básica) e 01 (uma) secretária.
2.4 Recursos Materiais
Encontram-se disponíveis materiais didáticos e áudios visuais como,
02(dois) televisores, 02(dois) micro system, aparelho de DVD, jogos
pedagógicos, coleções de livros para preparação de aula dos professores, ábacos,
material dourado. Possui lousa, 01(um) mimeógrafo, giz, vários tipos de papéis,
que são utilizados para decoração nos eventos e projetos da escola, quanto aos
equipamentos utilizados na prática de Educação Física são 04(quatro) bolas,
sendo 02(duas) de futebol, 01(uma) de vôlei, e 01(uma) de basquete, 02(duas)
petecas. 01(um) aparelho de telefone fixo, estando este fora do uso, cada sala
de aula possui 35(trinta e cinco) conjuntos de mesas e cadeiras, e em cada sala
também contém 02(dois) armários onde os professores guardam os materiais didáticos
dos alunos, na sala de supervisão possui 01(uma) xerocadora que atende
professores, direção, secretaria e supervisão, estando esta em bom estado de
conservação.
2.5 Principais Problemas enfrentados por
professores e demais funcionários da escola
Durante as visitas que realizei
nesta Instituição, por meio de entrevistas e observações realizadas com
servidores e professores, percebi que os professores enfrentam desafios
relacionados à aprendizagem dos alunos, devido este] dispor de poucos recursos
para pesquisa fora da escola, também encontra dificuldade para resolver
situações problemas no que diz respeito à indisciplina dos alunos e a falta de
apoio de pais ou responsáveis pelos mesmos para a resolução dos problemas.
2.6 Participação da comunidade na gestão escolar
A Escola Padre Willy conta com o colegiado que
tem por objetivo promover o fortalecimento da autonomia da escola, a
participação de professores, funcionários e família na gestão escolar. O
Colegiado Escolar é um órgão representativo da comunidade nas escolas estaduais
de educação básica e tem respeitado as normas legais vigentes, função
deliberativa, consultiva de monitoramento e avaliação nos assuntos referentes à
gestão pedagógica, administrativa e financeira da instituição.
O Colegiado Escolar realiza reuniões
ordinárias uma vez ao mês ou no caso de alguma eventualidade se reúne
extraordinariamente, sendo estas reuniões são realizadas na sede da escola,
presidida pela diretora, que atualmente é Rosa Maria Fernandes. Existe também o
Conselho de Classe que se reúne no mínimo (04) quatro vezes durante o ano
letivo em datas previstas no calendário escolar, de forma a facilitar o
trabalho dos professores participantes, tendo como competência informar a
situação de cada aluno como pessoa única e diferenciada no contexto de suas
respectivas classes.
2.7
Descrição e análise do Projeto Político Pedagógico da Escola
O
Projeto Político Pedagógico dessa instituição está sendo elaborado,
complementado e atualizado de acordo com a realidade da escola. E se encontra
na SER (Superintendência Regional de Ensino) no município de Araçuaí, para ser
analisado e posteriormente aprovado, contudo tivemos esclarecimento sobre
alguns pontos importantes do PPP (Projeto Político Pedagógico) e do regimento
escolar e estes seguem as Diretrizes Curriculares Nacionais e vem procurando
trazer para seus objetivos a realidade social, cultural de seus alunados, Segue
em anexo declaração fornecida pela escola constando a atual situação do Projeto
Político Pedagógico.
3.0
Observação e Regência
3.1
Observações de aulas
3.1.1 considerações sobre a prática
pedagógica do professor regente.
Em comprimento com as obrigações de estagiária
para aquisição de licenciatura plena em Pedagogia eu Nair do Rosário Costa aluna
do 6° período da Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM, venho per meio deste,
relatar como se deu a minha atuação e
conhecimentos adquiridos durante a realização do Estágio Supervisionado II
realizado por mim na Sala da Professora [1]Zélia
e [2]Renata
professoras regente na Escola Estadual
Padre Willy, situada na Rua Santos Dumont, 120, Jenipapo de minas – Minas
Gerais – MG
No dia 08 e 09 de maio de 2012, observei as
aulas da professora Zélia aparecida, que leciona no 4º ano do ensino
fundamental. Ela começou a sua aula com uma conversa informal dando mais uns
cinco minutos mais ou menos para a
chegada dos alunos atrasados. Apresentou-me para os alunos e deu inicio a aula com
uma oração. Em seguida copiou na lousa
Uma musica do Cantor Roberto Carlos “Como é grande o meu Amor Por Você” e
exercícios relacionados à música Enquanto os alunos resolviam os
exercícios , ela foi corrigir a lição de casa dos quatros alunos com
dificuldades diversas, pois consta com um
que está em nível de primeiro ano , e os outros três leem com muita
dificuldades. Após a correção dos exercícios,
veio a aula de educação física com a professora Patrícia que me liberou para
auxiliar a professora Zélia na aquisição do material para confecção de um
painel para a reunião em homenagem ao dia das mães. Modéstia a parte ficou
lindo, pena que não tinha câmera fotográfica, para registrar o evento no dia de
sua realização.
Após
o recreio ela envolveu toda turma, e tocou a música trabalhada, e permitiu que
os alunos apresentassem outras músicas que eles conheciam e pediram para
apresentar. Deu para perceber que a turma adora cantar e representar. Para
finalizar a aula a professora passou exercícios de matemática (Resoluções de
problemas) para serem feitos em casa. Despediu-se da turma e tocou o sinal. Ela
conversou comigo falando um pouco de seus alunos, onde descobri que ela tirava
duas horas duas vezes por semana para dar aula de reforço para os 4 (quatro)
alunos com defasagem. [3]Obs.
No
dia 09 (Nove) a professora fez a oração, pois todos chegaram no horário. Ela
começou corrigindo o exercício de matemática, avisando que quem não fez ficaria
sem recreio, ela mesma iria pegar seus lanhes,mas os alunos que não fizeram a
lição de casa não sairiam, adiou a correção e passou mais alguns problemas para
que eles resolvessem com sua ajuda esclarecendo dúvidas. Perguntei se podia
ajudar e comecei a atender aos pedidos de ajuda.
Está
semana o tema central é Mãe, e há alunos que perderam a mãe, outros alunos que
a mãe foi trabalhar em outra cidade. Já
havia notado que alguns estavam participando da aula, mas estavam com olhar
triste. A professora começou a conversar como quem não quer nada e de repente eles
foram falando e mudando o semblante no olhar. Há um aluno em especial que não
suporta a mãe. Ele desabafou recebeu tanto por parte da professora e de mim e
da turma apoio em suas [4]conquistas
Ela fez a correção da tarefa de casa. E deu inicio a aula de ciência/Geografia
trabalhando “as propriedades do solo.
Após
o recreio tiramos foto da turma para a confecção da lembrancinha para as mães.
Terminaram os desenhos e mensagens do mural. Todos se despediram
Aos
dias 29 e 30 de maio de 2012, observei a aula da professora Renata que atua no
5° ano do ensino fundamental. Ela iniciou a aula com uma oração e deu inicio a
correção das atividades de matemática (Lição de casa), avisando que quem não
fez não teria recreio. Após a correção ela deu inicio a aula de português, como
texto “Amazônia em perigo do Livro didático, interligando português, ciências e
Geografia. Neste dia percebi que ela faz uma relação entre as matérias, e consegue
transmitir com segurança os conteúdos trabalhados. Na ultima aula ela passou
continhas de dividir para os alunos dando assistência individual. O que mudou
na aula do dia 30 de maio2012 foi o exercício de matemática, que a professora
trouxe um exercício impresso sobre como calcular área de uma determinada
reserva, onde percebi que os alunos adoraram pintar a figura, a professora
explicou com clareza o conteúdo, dando auxilio individual, deixando claro que a
maior dificuldade deles era nas contas de dividir.
3.1.1 considerações sobre a prática pedagógica
do professor regente.
Após refletir sobre as observações
nestes quatros dias na sala do 4° e 5°ano das respectivas professoras. Percebi que tanto a professora do 4°ano
quanto a do 5° ano. Tem muita experiência, trabalham de forma a contribuir para
a aprendizagem dos alunos e estão sempre pesquisando para melhorar suas aulas.
Realizam seu trabalho com amor, e firmeza. Procuram elevar a auto - estima de seus alunos. De onde conclui, que ainda
tenho muito a aprender e estes quatro dias me ensinou muito, pois tive a
oportunidade de estar com profissionais dedicadas, que muito contribuíram para
a minha formação profissional.
3.2
regências de aulas
Aos
dias 10 e 11 de maio de 212 realizei minha primeira regência na sala da
professora Zélia que leciona para o 4°ano do ensino fundamental,. Iniciei a aula com uma oração,Conversei um pouco com a
turma e iníciei com a aula de matemática, onde para minha surpresa não houve
tantos pedidos de ajuda . Para os quatro alunos com defasagem levei uma folha
impressa e percebi que realmente estão avançando. Observação: atividades
passadas na lousa. Na aula seguinte levei uma mensagem impressa sobre as mães,
pedi que fizessem uma litura silenciosa e coletiva, e após leríamos em voz
alta. Passei exercícios pedindo que tirassem do texto os substantivos,
elaborassem uma frase ou mensagem para completar o painel da sala, fizeram os
exercícios e pintaram a figura. Fomos para o recreio.
Fizemos
um debate sobre valores e conservação do meio ambiente e a própria escola.
Preparamos as flores para a confecção da lembrancinha para o dia das mães.
No
dia 11 de maio de 2012, inicie a aula como no dia anterior, corrigi a atividade
de matemática, distribui outra mensagem para todos da turma.
Fizemos
exercício retirando da oração os substantivos, desta vez com a diferença que
cada aluno iria tirar da oração o substantivo que o chamasse mais atenção e eu
iria escrevendo na lousa para que outro aluno discorresse sobre a palavra.
Pintaram o desenho da mensagem, fomos
para o recreio e a próxima aula, foi na sala de informática para assistir o
Vídeo “ O Solo”. Assistimos ao vídeo conversamos sobre a atuação do homem na
natureza, comparamos os tipos de solo de nossa região com as apresentadas no
vídeo. Voltaram para a sala de aula pedindo uma cópia do vídeo. [5]Obs:
Distribui
as lembrancinhas para o dia das mães, foi um contentamento só. Quando viram
suas fotos na flor. Pois eu e a professora falamos que a foto era para outra
atividade. E antes que eu pensasse em dar continuidade com a aula que seria
passar as operações de matemática como lição de casa. Fizeram-me uma grata
surpresa. Com mensagem. Música, e minha foto em uma lembrancinha. Fiquei tão
emocionada que não ouvi o sinal tocando.
Aos
dias 31/05/2012 e 0106/2012 realizei minha primeira regência na sala da
professora Renata que leciona para o 5°ano do ensino fundamental,
Iniciei
a aula com uma oração, transcrevi na lousa o Poema “Emigração e suas
consequencia”, após o alunos terem copiado , pedi para que lessem em silencio e
conversamos sobre o tipo de escrita que o poeta faz, fizemos comparação com
algumas pessoas de nossa comunidade. Cantamos o Poema. Dei inicio a aula de
Matemática passando os exercícios na lousa, e esclarecendo as inúmeras dúvidas,
percebi que ainda não dominam as operações de divisão e multiplicação. Pedi que
prestassem atenção e parti para a construção da tabuada em diversas formas
diferentes, pedi que fizessem as operações esclarecendo que matemática é uma
matéria que se aprende fazendo. Pois ao realizar uma operação descobrimos onde
está nossa dúvida e assim podemos investir mais naquele tipo de exercício para
melhor fixação, que decorar não é saber. Passamos um bom espaço da aula fazendo
continhas de vezes, pediram para fazer a tabuada para ter no caderno. E as
operações ficaram para fazer em casa para ser corrigida na aula seguinte. Veio
o recreio, e na aula seguinte distribui folha impressa sobre o meio ambiente.
Onde conversamos sobre preservação e o que eles sabem sobre os hábitos de nosso
município que está contribuindo para que o planeta fique como na figura.
Pintaram a imagem e fomos embora.
No
dia 01 de junho de 2012, iniciei a aula com uma oração, e um debate sobre
respeito e diretos, pois dois alunos desta turma estavam a noite do dias
31/05/2012 a jogar pedra em uma residência de um morador e para surpresa deles,
eu e uma amiga de curso os pegamos no fraga. Procurei não dizer seus nomes, a
professora regente participou chamando- os a realidade. Transcrevi os
exercícios de matemática na lousa e iniciei a correção. Para minha surpresa a
maioria procurou trazer os exercícios prontos e esta aula foi mais longa, pois
percebi que muitos estavam usando calculadora e orientei os a fazer os
exercícios sem seu uso, pois há ambientes que não permitem seu uso, e naquele
momento, ou sabemos ou sabemos.
Continuei
a aula com os exercícios transcritos na lousa sobre o poema e fizemos os
exercícios do livro didático de português sobre o uso do Mas e Mais. Após o recreio distribui folha impressa com
exercício da parlenda cadê o toucinho. Fizeram os exercícios e distribui a
parlenda completa, começaram a pintar as figuras, e enquanto realizaram está
atividade. Terminei a confecção dos enfeites da festa junina juntamente com a
professora regente.
4- Construção e Execução do Projeto Pedagógico
No dia 11/06/2012 executei o nosso Projeto
Pedagógico na Escola Estadual Padre Willy. Este Projeto constitui em despertar
nos alunos, um maior interesse em conservar o meio ambiente e a rede física da
escola, esclarecendo que a preservação começa em casa, a fim de termos um
futuro melhor, tanto para nós quanto para as gerações futuras. Antes de
executar o projeto fiz um trabalho de campo, registrando em fotos alguns
espaços da escola, participei da festa junina, trabalhei na segurança da mesma.
E
no dia da execução do projeto conversamos sobre preservação do patrimônio
público e o meio ambiente. Passamos o slaid e os vídeos sobre reciclagem e um
convite para a preservação do meio ambiente. Fizemos a brincadeira do chapéu
com espelho. Pedimos para que fizessem cartazes sobre o tema e que entenderam
sobre o assunto. Distribuímos bombom ao final da execução do projeto. Este
projeto foi trabalhoso não em sua execução, mas sim na sua elaboração, pois
houve muitas idas e vindas na escola. Houve uma participação de todos os
envolvidos e para nossa grata surpresa a escola vai usá-lo com as outras
turmas.[6]Obs
5
– Conclusões
Confesso
que estava receosa em estagiar na Escola Padre Willy, pois as salas são mais
cheias do que as das escolas do município. No entanto depois de ter estagiado
na respectiva escola, conclui que aprendi muito e estou melhor preparada, para
exercer minha profissão, conheci melhor seus funcionários e seu funcionamento.
Estreei laços de amizade com todos conheci melhor seus educandos, e hoje por onde
ando aqui em meu município, sou reconhecida por eles. Diante do exposto,
conclui que realmente o estágio é uma
ferramenta essencial na vida do estudante, contribui de grande maneira para sua
formação profissional. Só tenho a agradecer por está oportunidade.
Após
as minhas idas e vindas na Escola
Estadual Padre Willy, conclui que está foi uma chance de me aproximar tanto das
pessoas que ali trabalham como interagir com seu funcionamento,conhecer
alunos/professores e uma forma de me preparar para atuar de melhor forma diante
a realidade dos alunos/professores e de minha sociedade. Assim como conhecer e analisar o papel do docente
na aquisição do processo ensino-aprendizagem; verificar se a teoria adquirida
no curso está de acordo com a prática do professor em sala de aula.
Facilitar
um ambiente de comunicação entre estagiário, professor, supervisor e demais
componentes da instituição, para que exista efetivamente socialização de
experiências na área profissional, por isso, é importante lembrar que é um
período em que tive a oportunidade para a análise e observação das ações, e
procedimentos que norteiam a educação na referida escola, bem como o contexto e
suas relações. O que só vem contribuir para minha formação como docente..
Confesso
que estava receosa em estagiar na Escola Padre Willy, pois as salas são mais
cheias do que as das escolas do município. No entanto depois de ter estagiado
na respectiva escola, conclui que aprendi muito e estou melhor preparada, para
exercer minha profissão, conheci melhor seus funcionários e seu funcionamento.
Estreitei laços de amizade com todos, conheci melhor seus educandos, e hoje por
onde ando aqui em meu município, sou reconhecida por eles. Diante do exposto,
conclui que realmente o estágio é uma ferramenta essencial na vida do
estudante, contribui de grande maneira para sua formação profissional. Só tenho
a agradecer por está oportunidade.
6. REFÊRENCIA:
ESCREVA CORRETAMENTE AS PALAVRAS E CIRCULE A VOGAL – Elaboração própria
estagiária
GONÇALVES, Maria Célia da Silva. Guia de estudo Metodologia da pesquisa.
Circulação interna- FINOM. Paracatu. 2009.
Manual de Estagio
Supervisionado I e II. Geografia,
História e Pedagogia, EaD. Guia de Estudo. Paracatu. Faculdade do Noroeste de
Minas, 2008.
MENSAGEM DIA
DAS MAES disponível em http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2011/04/datas-comemorativas-mensagem-dia-das.html Acesso 09/jun/2012.
MIRANDA, Claudia; RODRIGUES, Vera Lúcia. Língua Portuguesa 5°. 1ª
São Paulo, SP: FTD, Ática, 2010.
Parlenda
Cadê o Toucinho: disponível
em:http://paraisosdosprofessores. blogspot.com.
br/20011/11/parlenda-ca-o-toucinho.html. Acessado em 25 de maio de 2012.
PEREIRA, Rilson Raimundo. Manual de Estágio Supervisionado I e II.
Circulação interna- FINOM. Paracatu. 2009.
POESIA
PARA AS MÃES: disponível em http://artedelecionar.blogspot.com.br/2010/04/para-colorir-poesia-para-mae.html acesso em
07/maio/2012.
REIS; Nando. A Paz disponível
em: http://www.vagalume.com.br/roupa-nova/a-paz.html#ixzz1xaA1Y7A6.Acesso 09/jun/2012.
RESOLVA os problemas Elaboração própria
estagiaria
SENTIMENTO:
disponível
em http://wwwatividadesescolares.blogspot.com.br/2009/04/alfabetizacao.html
acesso 09/maio/2012
Tirando
a Prova Real:
disponível em: http://rosiupe.blogspot.com.br/2011/02/atividades-
de-matematica.html.
Acessado em 25 de maio de 2012.
ASSARÉ, Patativa do. Emigração e as Consequencias:Olimpíadas
de Língua Portuguesa: Coletânea Poemas. 1ª Minas
Gerais - MG: FNDE.
ANEXOS
[1]
Zélia Aparecida professora do 4° ano do ensino fundamental, com 19 anos de
experiência em sala se aula, já atuou no Município de Jenipapo como
Supervisora, trabalhou em 2011 com duas turmas sendo uma alunos do tempo integral.
[2]
Renata Aparecida Trabalhava até 2011 no Municio de Jenipapo de Minas, este ano
optou por atuar apenas no estado, pois está se especializando.
[3] Os respectivos alunos são crianças que vem de
famílias sem estrutura e nenhuma condição de pagar um professor
particular. E o esforço fornecido pela
escola não estava dando os resultados esperados pela professora regente.
[4]
Pois em 2011 ele não aceitava ajuda, agredia com palavras e fisicamente tanto
professores quanto alunos, hoje é o primeiro
querer mostrar que sabe ler e adora desenhar e aparecer. Este é primeiro ano com a professora Zélia,
que primeiro conquistou o Pai deste aluno, que tem fama de ser difícil e apoiava a atitude do filho.
[5] Fizemos uma oficina de ciências, em 2011,
Nesta mesma sala com outra professora e para minha grata surpresa os tipos de
solos, ainda se encontrava no armário, foi prazeroso ver a alegria deles ao
tocar nos diversos tipos de solos.
[6]
E
para minha grata surpresa ao voltar na escola para carimbar as fichas do
estágio. Alguns alunos me chamaram e disseram que os saquinhos de salgadinhos
estão diminuindo no chão da escola.
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