Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de junho de 2012

ESTAGIO II NAIR


2. ANÁLISE DA REALIDADE GERAL DA ESCOLA
2.1 Características da Escola

             A Instituição denominada Escola Estadual “Padre Willy”, está localizada à Rua Santos Dumont, N° 120, Bairro Alto do Campo, em Jenipapo de Minas - MG, CEP: 39.645-000, localizada no Vale Jequitinhonha, no Nordeste de Minas Gerais, aproximadamente a 554 km de Belo Horizonte, faz fronteiras com os municípios de Araçuaí, Francisco Badaró, Minas Novas e Novo Cruzeiro. A referida instituição foi registrada sob Lei N° 17.122 de 05/11/2007, MG de 06/11/07. A clientela é formada por alunos que tem idade entre 06 e 14 anos, oferecendo os anos iniciais até o 6º ano do Ensino Fundamental de escolaridade. Possui 185(cento e oitenta e cinco) alunos distribuídos em 08 (oito) turmas do primeiro ciclo, e 135(cento e trinta e cinco) alunos do segundo ciclo, divididos em 06(seis) turmas, e no terceiro ciclo 162(cento e sessenta e dois) alunos, que formam 05(cinco) turmas, totalizando 482(quatrocentos e oitenta e dois alunos. Conta com 1(uma) Diretora e 1(uma) vice- diretora, 1(uma) secretária.

2.2  Estrutura Física

 A Instituição física conta com 03(Três) Pavilhões que se subdivide em (02) dois para salas de aulas e um para biblioteca, diretoria, sala dos professores e secretaria além de sala de informática em ótimo estado de conservação, toda murada, com um portão pequeno em uso e um portão grande para entrada de veículos, que quase não é utilizado. Possui 01(um) refeitório com 06(seis) mesas grandes com 06(seis) bancos correspondentes, 01(um) pátio adequado para lazer dos alunos, e uma área grande ainda não construída de chão de terra, possui 01(uma) quadra poliesportiva coberta, para prática de esporte na aula de Educação Física, e também para eventos e projetos desenvolvidos pela escola, estando em ótimo estado de conservação.
    Conta com 01 (uma) cantina bem equipada e organizada para a preparação da merenda escolar. E também com um depósito para armazenamento de alimentos dentre outros utensílios como Liquidificador industrial panela de pressão industrial e um filtro de barro.
  Possui 14(quatorze) salas de aulas, tendo estas, iluminação adequada, 01(uma) sala de vídeo, também 01(uma) sala de computação com 11(onze) computadores.  Observei que uma das salas de aula está sendo utilizada como depósito tanto para materiais a serem utilizados, como para material que não tem mais serventia. A escola possui ventiladores de teto sendo mais ou menos 02(dois para cada sala de aula e demais compartimentos fechados, mas ainda não saiu à verba para instalação e o mesmo ocorre com os computadores já estão na escola, mas ainda não foram instalados. Conta com um sala de recurso  que vem sendo utilizada com repartimento de armários , ficando uma parte para educação inclusiva e a outra para alfabetização.
A frente da escola ainda não foi coberta, pois está a cargo da prefeitura que sempre arruma um meio de demorar com algo tão simples, pois ela apenas vai fazer uma cobertura de no máximo dez (10)metros de largura, pois as crianças que estudam a tarde chegam nos transporte escolar mais ou menos uma hora antes e o sol aqui em Jenipapo não costuma dá trégua .             
                 No pavilhão administrativo possui 01(uma) sala de espera com 04(quatro) cadeiras e 01(uma) longarina com 05(cinco) assentos, 01 (uma) sala para professores, tendo nesta, 02(dois) escaninhos, 02(duas) mesas e 17(dezessete) cadeiras. 01(uma) sala para diretor e vice, 01(uma) sala para supervisores e 01(uma) secretaria.
                 A escola possui no total 13(treze) banheiros, sendo estes distribuídos de acordo com a necessidade de cada repartição da escola, portanto para uso dos alunos, são 03(três) femininos, 03(três) masculinos, sendo todos adaptados para cadeirantes. No pavilhão administrativo, para uso dos funcionários, possui 03(três) banheiros, sendo 01(um) masculino e 01(um) feminino, e 01(um) adaptado para cadeirantes. Na quadra, tem 02(dois), sendo 01(um) feminino e 01(um) masculino. Na cantina também possui 02(dois) banheiros para uso dos funcionários, estando todos em ótimo estado de conservação. E também são usados para os alunos quando se trabalha com o tempo integral, pois são nestes dois banheiros que as crianças tomam banho
                  Observei que a escola é toda adaptada para circulação de portadores de necessidades educativas especiais, cadeirantes. E o pavilhão administrativo é ornamentado com cartazes e frases de incentivo à auto - estima.
         
2.3 Recursos Humanos

     A Instituição funciona em dois turnos, matutino e vespertino, com atendimento aproximadamente de 482 (quatrocentos e oitenta e duas) crianças/adolescentes, divididas em 19(dezenove) turmas ao todo. O corpo docente é composto por 32(trinta e dois) profissionais, sendo 02(dois) com habilitação em História, 01(um) em Geografia, 03(três) em Letras, 10(dez) em Normal Superior, 06(seis) em Pedagogia, 02(dois) em Matemática, 02(dois) em Educação Física, e 15(quinze) destes possui o Magistério, ainda 02(dois) Especialistas, 01(um) professor de Educação Religiosa, 02(dois) eventuais, um em cada turno, 02(dois) bibliotecários, 08(oito) Auxiliares de Serviços da Educação Básica, sendo 04(quatro) atuantes no período matutino e 04(quatro) no período vespertino, sendo 01 (um) cedido pela Prefeitura Municipal de Jenipapo de Minas, 01(um) diretor, 01 (um) vice-diretor, 04(quatro) ATB (Auxiliar Técnico de Educação Básica) e 01 (uma) secretária.

2.4 Recursos Materiais

     Encontram-se disponíveis materiais didáticos e áudios visuais como, 02(dois) televisores, 02(dois) micro system, aparelho de DVD, jogos pedagógicos, coleções de livros para preparação de aula dos professores, ábacos, material dourado. Possui lousa, 01(um) mimeógrafo, giz, vários tipos de papéis, que são utilizados para decoração nos eventos e projetos da escola, quanto aos equipamentos utilizados na prática de Educação Física são 04(quatro) bolas, sendo 02(duas) de futebol, 01(uma) de vôlei, e 01(uma) de basquete, 02(duas) petecas. 01(um) aparelho de telefone fixo, estando este fora do uso, cada sala de aula possui 35(trinta e cinco) conjuntos de mesas e cadeiras, e em cada sala também contém 02(dois) armários onde os professores guardam os materiais didáticos dos alunos, na sala de supervisão possui 01(uma) xerocadora que atende professores, direção, secretaria e supervisão, estando esta em bom estado de conservação.

2.5  Principais Problemas enfrentados por professores e demais funcionários da escola
             Durante as visitas que realizei nesta Instituição, por meio de entrevistas e observações realizadas com servidores e professores, percebi que os professores enfrentam desafios relacionados à aprendizagem dos alunos, devido este] dispor de poucos recursos para pesquisa fora da escola, também encontra dificuldade para resolver situações problemas no que diz respeito à indisciplina dos alunos e a falta de apoio de pais ou responsáveis pelos mesmos para a resolução dos problemas.

2.6  Participação da comunidade na gestão escolar

 A Escola Padre Willy conta com o colegiado que tem por objetivo promover o fortalecimento da autonomia da escola, a participação de professores, funcionários e família na gestão escolar. O Colegiado Escolar é um órgão representativo da comunidade nas escolas estaduais de educação básica e tem respeitado as normas legais vigentes, função deliberativa, consultiva de monitoramento e avaliação nos assuntos referentes à gestão pedagógica, administrativa e financeira da instituição.

O Colegiado Escolar realiza reuniões ordinárias uma vez ao mês ou no caso de alguma eventualidade se reúne extraordinariamente, sendo estas reuniões são realizadas na sede da escola, presidida pela diretora, que atualmente é Rosa Maria Fernandes. Existe também o Conselho de Classe que se reúne no mínimo (04) quatro vezes durante o ano letivo em datas previstas no calendário escolar, de forma a facilitar o trabalho dos professores participantes, tendo como competência informar a situação de cada aluno como pessoa única e diferenciada no contexto de suas respectivas classes.      

2.7 Descrição e análise do Projeto Político Pedagógico da Escola

O Projeto Político Pedagógico dessa instituição está sendo elaborado, complementado e atualizado de acordo com a realidade da escola. E se encontra na SER (Superintendência Regional de Ensino) no município de Araçuaí, para ser analisado e posteriormente aprovado, contudo tivemos esclarecimento sobre alguns pontos importantes do PPP (Projeto Político Pedagógico) e do regimento escolar e estes seguem as Diretrizes Curriculares Nacionais e vem procurando trazer para seus objetivos a realidade social, cultural de seus alunados, Segue em anexo declaração fornecida pela escola constando a atual situação do Projeto Político Pedagógico.

3.0 Observação e Regência
3.1 Observações de aulas
3.1.1 considerações sobre a prática pedagógica do professor regente.

 Em comprimento com as obrigações de estagiária para aquisição de licenciatura plena em Pedagogia eu Nair do Rosário Costa aluna do 6° período da Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM, venho per meio deste, relatar  como se deu a minha atuação e conhecimentos adquiridos durante a realização do Estágio Supervisionado II realizado por mim na  Sala da Professora [1]Zélia   e [2]Renata professoras regente na  Escola Estadual Padre Willy, situada na Rua Santos Dumont, 120, Jenipapo de minas – Minas Gerais – MG
     No dia 08 e 09 de maio de 2012, observei as aulas da professora Zélia aparecida, que leciona no 4º ano do ensino fundamental. Ela começou a sua aula com uma conversa informal dando mais uns cinco minutos mais ou menos  para a chegada dos alunos atrasados. Apresentou-me para os alunos e deu inicio a aula com uma oração.  Em seguida copiou na lousa Uma musica do Cantor Roberto Carlos “Como é grande o meu Amor Por Você” e exercícios relacionados  à música            Enquanto os alunos resolviam os exercícios , ela foi corrigir a lição de casa dos quatros alunos com dificuldades diversas, pois  consta com um que está em nível de primeiro ano , e os outros três leem com muita dificuldades.  Após a correção dos exercícios, veio a aula de educação física com a professora Patrícia que me liberou para auxiliar a professora Zélia na aquisição do material para confecção de um painel para a reunião em homenagem ao dia das mães. Modéstia a parte ficou lindo, pena que não tinha câmera fotográfica, para registrar o evento no dia de sua realização.
Após o recreio ela envolveu toda turma, e tocou a música trabalhada, e permitiu que os alunos apresentassem outras músicas que eles conheciam e pediram para apresentar. Deu para perceber que a turma adora cantar e representar. Para finalizar a aula a professora passou exercícios de matemática (Resoluções de problemas) para serem feitos em casa. Despediu-se da turma e tocou o sinal. Ela conversou comigo falando um pouco de seus alunos, onde descobri que ela tirava duas horas duas vezes por semana para dar aula de reforço para os 4 (quatro) alunos com defasagem. [3]Obs.
No dia 09 (Nove) a professora fez a oração, pois todos chegaram no horário. Ela começou corrigindo o exercício de matemática, avisando que quem não fez ficaria sem recreio, ela mesma iria pegar seus lanhes,mas os alunos que não fizeram a lição de casa não sairiam, adiou a correção e passou mais alguns problemas para que eles resolvessem com sua ajuda esclarecendo dúvidas. Perguntei se podia ajudar e comecei a atender aos pedidos de ajuda.
Está semana o tema central é Mãe, e há alunos que perderam a mãe, outros alunos que a mãe foi trabalhar em outra cidade.  Já havia notado que alguns estavam participando da aula, mas estavam com olhar triste. A professora começou a conversar como quem não quer nada e de repente eles foram falando e mudando o semblante no olhar. Há um aluno em especial que não suporta a mãe. Ele desabafou recebeu tanto por parte da professora e de mim e da turma apoio em suas [4]conquistas Ela fez a correção da tarefa de casa. E deu inicio a aula de ciência/Geografia trabalhando “as propriedades do solo.
Após o recreio tiramos foto da turma para a confecção da lembrancinha para as mães. Terminaram os desenhos e mensagens do mural. Todos se despediram
Aos dias 29 e 30 de maio de 2012, observei a aula da professora Renata que atua no 5° ano do ensino fundamental. Ela iniciou a aula com uma oração e deu inicio a correção das atividades de matemática (Lição de casa), avisando que quem não fez não teria recreio. Após a correção ela deu inicio a aula de português, como texto “Amazônia em perigo do Livro didático, interligando português, ciências e Geografia. Neste dia percebi que ela faz uma relação entre as matérias, e consegue transmitir com segurança os conteúdos trabalhados. Na ultima aula ela passou continhas de dividir para os alunos dando assistência individual. O que mudou na aula do dia 30 de maio2012 foi o exercício de matemática, que a professora trouxe um exercício impresso sobre como calcular área de uma determinada reserva, onde percebi que os alunos adoraram pintar a figura, a professora explicou com clareza o conteúdo, dando auxilio individual, deixando claro que a maior dificuldade deles era nas contas de dividir.    
3.1.1 considerações sobre a prática pedagógica do professor regente.
            Após refletir sobre as observações nestes quatros dias na sala do 4° e 5°ano das respectivas professoras.  Percebi que tanto a professora do 4°ano quanto a do 5° ano. Tem muita experiência, trabalham de forma a contribuir para a aprendizagem dos alunos e estão sempre pesquisando para melhorar suas aulas. Realizam seu trabalho com amor, e firmeza. Procuram elevar a auto - estima  de seus alunos. De onde conclui, que ainda tenho muito a aprender e estes quatro dias me ensinou muito, pois tive a oportunidade de estar com profissionais dedicadas, que muito contribuíram para a minha formação profissional.

            3.2 regências de aulas

Aos dias 10 e 11 de maio de 212 realizei minha primeira regência na sala da professora Zélia que leciona para o 4°ano do ensino fundamental,. Iniciei  a aula com uma oração,Conversei um pouco com a turma e iníciei com a aula de  matemática, onde para minha surpresa não houve tantos pedidos de ajuda . Para os quatro alunos com defasagem levei uma folha impressa e percebi que realmente estão avançando. Observação: atividades passadas na lousa. Na aula seguinte levei uma mensagem impressa sobre as mães, pedi que fizessem uma litura silenciosa e coletiva, e após leríamos em voz alta. Passei exercícios pedindo que tirassem do texto os substantivos, elaborassem uma frase ou mensagem para completar o painel da sala, fizeram os exercícios e pintaram a figura. Fomos para o recreio.
Fizemos um debate sobre valores e conservação do meio ambiente e a própria escola. Preparamos as flores para a confecção da lembrancinha para o dia das mães.
No dia 11 de maio de 2012, inicie a aula como no dia anterior, corrigi a atividade de matemática, distribui outra mensagem para todos da turma.
Fizemos exercício retirando da oração os substantivos, desta vez com a diferença que cada aluno iria tirar da oração o substantivo que o chamasse mais atenção e eu iria escrevendo na lousa para que outro aluno discorresse sobre a palavra. Pintaram o desenho  da mensagem, fomos para o recreio e a próxima aula, foi na sala de informática para assistir o Vídeo “ O Solo”. Assistimos ao vídeo conversamos sobre a atuação do homem na natureza, comparamos os tipos de solo de nossa região com as apresentadas no vídeo. Voltaram para a sala de aula pedindo uma cópia do vídeo. [5]Obs:
Distribui as lembrancinhas para o dia das mães, foi um contentamento só. Quando viram suas fotos na flor. Pois eu e a professora falamos que a foto era para outra atividade. E antes que eu pensasse em dar continuidade com a aula que seria passar as operações de matemática como lição de casa. Fizeram-me uma grata surpresa. Com mensagem. Música, e minha foto em uma lembrancinha. Fiquei tão emocionada que não ouvi o sinal tocando.
Aos dias 31/05/2012 e 0106/2012 realizei minha primeira regência na sala da professora Renata que leciona para o 5°ano do ensino fundamental,
Iniciei a aula com uma oração, transcrevi na lousa o Poema “Emigração e suas consequencia”, após o alunos terem copiado , pedi para que lessem em silencio e conversamos sobre o tipo de escrita que o poeta faz, fizemos comparação com algumas pessoas de nossa comunidade. Cantamos o Poema. Dei inicio a aula de Matemática passando os exercícios na lousa, e esclarecendo as inúmeras dúvidas, percebi que ainda não dominam as operações de divisão e multiplicação. Pedi que prestassem atenção e parti para a construção da tabuada em diversas formas diferentes, pedi que fizessem as operações esclarecendo que matemática é uma matéria que se aprende fazendo. Pois ao realizar uma operação descobrimos onde está nossa dúvida e assim podemos investir mais naquele tipo de exercício para melhor fixação, que decorar não é saber.  Passamos um bom espaço da aula fazendo continhas de vezes, pediram para fazer a tabuada para ter no caderno. E as operações ficaram para fazer em casa para ser corrigida na aula seguinte. Veio o recreio, e na aula seguinte distribui folha impressa sobre o meio ambiente. Onde conversamos sobre preservação e o que eles sabem sobre os hábitos de nosso município que está contribuindo para que o planeta fique como na figura. Pintaram a imagem e fomos embora.
No dia 01 de junho de 2012, iniciei a aula com uma oração, e um debate sobre respeito e diretos, pois dois alunos desta turma estavam a noite do dias 31/05/2012 a jogar pedra em uma residência de um morador e para surpresa deles, eu e uma amiga de curso os pegamos no fraga. Procurei não dizer seus nomes, a professora regente participou chamando- os a realidade. Transcrevi os exercícios de matemática na lousa e iniciei a correção. Para minha surpresa a maioria procurou trazer os exercícios prontos e esta aula foi mais longa, pois percebi que muitos estavam usando calculadora e orientei os a fazer os exercícios sem seu uso, pois há ambientes que não permitem seu uso, e naquele momento, ou sabemos ou sabemos.
Continuei a aula com os exercícios transcritos na lousa sobre o poema e fizemos os exercícios do livro didático de português sobre o uso do Mas e Mais.  Após o recreio distribui folha impressa com exercício da parlenda cadê o toucinho. Fizeram os exercícios e distribui a parlenda completa, começaram a pintar as figuras, e enquanto realizaram está atividade. Terminei a confecção dos enfeites da festa junina juntamente com a professora regente. 

4- Construção e Execução do Projeto Pedagógico

     No dia 11/06/2012 executei o nosso Projeto Pedagógico na Escola Estadual Padre Willy. Este Projeto constitui em despertar nos alunos, um maior interesse em conservar o meio ambiente e a rede física da escola, esclarecendo que a preservação começa em casa, a fim de termos um futuro melhor, tanto para nós quanto para as gerações futuras. Antes de executar o projeto fiz um trabalho de campo, registrando em fotos alguns espaços da escola, participei da festa junina, trabalhei na segurança da mesma.
E no dia da execução do projeto conversamos sobre preservação do patrimônio público e o meio ambiente. Passamos o slaid e os vídeos sobre reciclagem e um convite para a preservação do meio ambiente. Fizemos a brincadeira do chapéu com espelho. Pedimos para que fizessem cartazes sobre o tema e que entenderam sobre o assunto. Distribuímos bombom ao final da execução do projeto. Este projeto foi trabalhoso não em sua execução, mas sim na sua elaboração, pois houve muitas idas e vindas na escola. Houve uma participação de todos os envolvidos e para nossa grata surpresa a escola vai usá-lo com as outras turmas.[6]Obs

            5 – Conclusões

Confesso que estava receosa em estagiar na Escola Padre Willy, pois as salas são mais cheias do que as das escolas do município. No entanto depois de ter estagiado na respectiva escola, conclui que aprendi muito e estou melhor preparada, para exercer minha profissão, conheci melhor seus funcionários e seu funcionamento. Estreei laços de amizade com todos conheci melhor seus educandos, e hoje por onde ando aqui em meu município, sou reconhecida por eles. Diante do exposto, conclui  que realmente o estágio é uma ferramenta essencial na vida do estudante, contribui de grande maneira para sua formação profissional. Só tenho a agradecer por está oportunidade.
Após as minhas idas e vindas na  Escola Estadual Padre Willy, conclui que está foi uma chance de me aproximar tanto das pessoas que ali trabalham como interagir com seu funcionamento,conhecer alunos/professores e uma forma de me preparar para atuar de melhor forma diante a realidade dos alunos/professores e de minha sociedade. Assim como conhecer e analisar o papel do docente na aquisição do processo ensino-aprendizagem; verificar se a teoria adquirida no curso está de acordo com a prática do professor em sala de aula.
Facilitar um ambiente de comunicação entre estagiário, professor, supervisor e demais componentes da instituição, para que exista efetivamente socialização de experiências na área profissional, por isso, é importante lembrar que é um período em que tive a oportunidade para a análise e observação das ações, e procedimentos que norteiam a educação na referida escola, bem como o contexto e suas relações. O que só vem contribuir para minha formação como docente..
Confesso que estava receosa em estagiar na Escola Padre Willy, pois as salas são mais cheias do que as das escolas do município. No entanto depois de ter estagiado na respectiva escola, conclui que aprendi muito e estou melhor preparada, para exercer minha profissão, conheci melhor seus funcionários e seu funcionamento. Estreitei laços de amizade com todos, conheci melhor seus educandos, e hoje por onde ando aqui em meu município, sou reconhecida por eles. Diante do exposto, conclui que realmente o estágio é uma ferramenta essencial na vida do estudante, contribui de grande maneira para sua formação profissional. Só tenho a agradecer por está oportunidade.






 

6. REFÊRENCIA:
ESCREVA CORRETAMENTE AS PALAVRAS E CIRCULE A VOGAL – Elaboração própria estagiária
GONÇALVES, Maria Célia da Silva. Guia de estudo Metodologia da pesquisa. Circulação interna- FINOM. Paracatu. 2009.
Manual de Estagio Supervisionado I e II. Geografia, História e Pedagogia, EaD. Guia de Estudo. Paracatu. Faculdade do Noroeste de Minas, 2008.
 MENSAGEM DIA DAS  MAES disponível em http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2011/04/datas-comemorativas-mensagem-dia-das.html Acesso 09/jun/2012.
MIRANDA, Claudia; RODRIGUES, Vera Lúcia. Língua Portuguesa 5°. 1ª São Paulo, SP: FTD, Ática, 2010.
Parlenda Cadê o Toucinho: disponível em:http://paraisosdosprofessores. blogspot.com. br/20011/11/parlenda-ca-o-toucinho.html. Acessado em 25 de maio de 2012.
PEREIRA, Rilson Raimundo. Manual de Estágio Supervisionado I e II. Circulação interna- FINOM. Paracatu. 2009.
 POESIA PARA AS MÃES:  disponível em http://artedelecionar.blogspot.com.br/2010/04/para-colorir-poesia-para-mae.html acesso em 07/maio/2012.
REIS; Nando. A Paz disponível em: http://www.vagalume.com.br/roupa-nova/a-paz.html#ixzz1xaA1Y7A6.Acesso 09/jun/2012.
RESOLVA os problemas Elaboração própria estagiaria
Tirando a Prova Real: disponível em: http://rosiupe.blogspot.com.br/2011/02/atividades- de-matematica.html. Acessado em 25 de maio de 2012.
ASSARÉ, Patativa do.  Emigração e as Consequencias:Olimpíadas de Língua Portuguesa: Coletânea Poemas. 1ª Minas Gerais - MG: FNDE.




ANEXOS


[1] Zélia Aparecida professora do 4° ano do ensino fundamental, com 19 anos de experiência em sala se aula, já atuou no Município de Jenipapo como Supervisora, trabalhou em 2011 com duas turmas sendo uma  alunos do tempo integral.
[2] Renata Aparecida Trabalhava até 2011 no Municio de Jenipapo de Minas, este ano optou por atuar apenas no estado, pois está se especializando.
[3]  Os respectivos alunos são crianças que vem de famílias sem estrutura e nenhuma condição de pagar um professor particular.  E o esforço fornecido pela escola não estava dando os resultados esperados pela professora regente.
[4] Pois em 2011 ele não aceitava ajuda, agredia com palavras e fisicamente tanto professores quanto alunos, hoje é o primeiro  querer mostrar que sabe ler e adora desenhar e aparecer.  Este é primeiro ano com a professora Zélia, que primeiro conquistou o Pai deste aluno, que tem fama de  ser difícil e apoiava a atitude do filho.
[5]  Fizemos uma oficina de ciências, em 2011, Nesta mesma sala com outra professora e para minha grata surpresa os tipos de solos, ainda se encontrava no armário, foi prazeroso ver a alegria deles ao tocar nos diversos tipos de solos.
[6] E para minha grata surpresa ao voltar na escola para carimbar as fichas do estágio. Alguns alunos me chamaram e disseram que os saquinhos de salgadinhos estão diminuindo no chão da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre o artigo ou vídeo, conte me se este conteúdo te auxiliou de alguma forma ...Sugira outros temas .Um afetuoso abraço...