Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Festa Junina - Projeto Pedagógico


FESTA JUNINA

1-Introdução/ Justificativa

O referente projeto tem como intuito aproximar os participantes da cultura, mostrar que a cultura também é um meio de aprendizagem, onde ao realizar suas atividades, vão conhecendo diferentes  realidade, adquirindo habilidades que possibilitam  uma rica aproximação do aluno /aluno/, aluno /professor, pois, a escola essa  interação é importante para o bom desenvolvimento da instituição.
Por ser uma festa tradicional que é comemorada por todos os brasileiros, a festa junina contém uma rica temática  que possibilita  a exploração de vários tipos de textos e linguagens, ampliando assim o universo linguistíco da criança.

2- Objetivos

·       Possibilitar o exercício da autonomia e da responsabilidade individual e coletiva.
·       Identificar a estrutura de uma receita, de um convite e de um cartaz
·       Ler e interpretar textos
·       Produzir convites
·       .

  3- Público Alvo

       Todos os alunos da Escola estadual Presidente Juscelino Kubitscheck,  desde ao pré escolar  até o quinto ano do ensino fundamental.
Alunos do Ensino Fundamental (4°e 5º ano), e comunidade escolar
4 – Descrições Detalhada do Projeto

Para a realização do mesmo, será organizado tarefas que possam desenvolver no aluno  capacidades para realizarem suas atividades de forma conjunta ou individual, tipo a confecção de convites, bandeirolas, interpretação  de textos, dialogo e texto sobre o tema, e a apresentação da quadrilha  com as comidas típicas.

Etapas

·         Dialogo e texto sobre o tema
·         Construção dos convites, bandeirolas, e cartazes
·         Formação dos pares
·         Ensaios
·         Exposição da festa junina

Divulgação

Os participantes tomaram conhecimento da atividade por reunião com os pais, convites, cartazes e avisos na radio  96.1 FM.

   5- Procedimentos Metodológicos
Para a realização desta atividade será utilizado  cartolina, pincel,desenhos, lápis de cor , folhas A, papel crepom , tesoura. .

    6 – Cronogramas de execução
No decorrer estaremos executando o projeto da seguinte forma: conversa e textos sobre o tema, construção de bandeirolas, convites, e cartazes reunião com os pais, formação dos pares , ensaios e a festa junina.
 7 – Formas de Avaliação

A Avaliação será de acordo com o desenvolvimento das atividades e a participação dos alunos


  8 – Conclusão

No dia 02 de Junho de 2012, eu Maria Aparecida, executei, um projeto na Escola Estadual Presidente Juscelino Kubitschek, localizada no segundo endereço Ribeirão de Areia. Com o tema: Festa Junina – Evento cultural, ao iniciar falamos da festa junina, como se deu o seu surgimento e quais transformações sofreu, para todos os alunos, desde o pré primário até o quinto ano do ensino fundamental.
Para os alunos do quarto e quinto ano, demos atividade de interpretação sobre o tema para verificar a assimilação dos mesmos. Foram envolvidos todos os níveis de alunos devidos já haver programado no currículo escolar esta festividade. Partimos para ação, confeccionando bandeirolas, convites, cartazes, enfeites e divulgação do evento envolvendo a comunidade, pais e alunos. Verificando melhor horário para os ensaios dos alunos com prévia autorização e participação dos pais.
Este projeto foi trabalhoso em sua elaboração devido os muitos detalhes, mas foi extremamente prazeroso, pois contamos com o auxilio da comunidade ( Pais) em sua elaboração e execução. O mesmo trouxe um maior conhecimento para mim e para os educandos, durante a pesquisa para montar este projeto fiz importantes descobertas sobre o assunto.
A divulgação alcançou comunidades vizinhas e para nossa satisfação vieram pessoas de quase todas, no dia do evento trazendo um contentamento para nós adultos , mas principalmente para os alunos que nos auxiliaram, mostrando que vale a pena envolver os educandos  não só nos eventos culturais, mas em muitos outros. Pois pretendemos realizar mais projetos com a escola de Ribeirão de areia.


  9 –  REFERÊNCIAS:

Manual de Estagio Supervisionado I e II. Geografia, História e Pedagogia, EaD. Guia de Estudo. 
Paracatu. Faculdade do Noroeste de Minas, 2008.
OBS: Trabalho realizado por MOREIRA, Maria Aparecida  Em Ribeirão de Areia no ano de 2012. 
Postado Por Nair em 27/06/2012....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre o artigo ou vídeo, conte me se este conteúdo te auxiliou de alguma forma ...Sugira outros temas .Um afetuoso abraço...